Calibração de Equipamentos

A calibração dos equipamentos eletromédicos é uma função importante para a qualidade no processo produtivo que proporciona uma série de vantagens e benefícios, tais como:

Permite a confiança nos resultados e seus laudos médicos.

Garante a rastreabilidade das medições.

Reduz as variações das especificações técnicas dos produtos.

Previne defeitos.

Compatibiliza as medições.

Mantém tudo funcionando conforme as normas e diretrizes.

Através dos ensaios é possível verificar se seus equipamentos estão de acordo com determinadas normas e especificações técnicas para, em casos de falhas, procedermos com as ações corretivas, atendendo aos padrões de qualidade.

O que pode acontecer se não calibrar periodicamente os equipamentos eletromédicos?

A descalibragem de alguns parâmetros, como fluxo, pressão, concentração, tem implicações graves para o paciente. Pode-se citar como exemplo um monitor de pressão descalibrado que pode levar a um falso diagnóstico de hipertensão e implicar em um tratamento inadequado ou um ventilador pulmonar descalibrado, cujo uso pode agravar o quadro clínico do paciente.

Quais as consequências de não se calibrar os equipamentos eletromédicos para as Instituições de Saúde?

Implicações na Acreditação para as Instituições de Saúde que buscam este reconhecimento através da ONA.
Implicações com a ANVISA e as Boas Práticas.
Implicações legais (processos) pela incidência de diagnósticos errados em função dos equipamentos eletromédicos descalibrados.

A Sigeral oferece os serviços de calibração que asseguram que os equipamentos mantém as condições originais de funcionamento, garantindo o seu desempenho e segurança para os pacientes.