Calibração de Equipamentos

A calibração dos equipamentos eletromédicos é uma função importante para a qualidade no processo produtivo que proporciona uma série de vantagens e benefícios, tais como:

Permite a confiança nos resultados e seus laudos médicos.

Garante a rastreabilidade das medições.

Reduz as variações das especificações técnicas dos produtos.

Previne defeitos.

Compatibiliza as medições.

Mantém tudo funcionando conforme as normas e diretrizes.

Através dos ensaios é possível verificar se seus equipamentos estão de acordo com determinadas normas e especificações técnicas para, em casos de falhas, procedermos com as ações corretivas, atendendo aos padrões de qualidade.

O que pode acontecer se não calibrar periodicamente os equipamentos eletromédicos?

A descalibração de alguns parâmetros, como fluxo, pressão e frequência cardíaca, podem trazer implicações graves para o paciente. Por exemplo um monitor de pressão arterial descalibrado pode levar a um falso diagnóstico de hipertensão resultando em um tratamento inadequado. Já um ventilador pulmonar descalibrado pode agravar o quadro clínico do paciente.

Quais as consequências de não se calibrar os equipamentos eletromédicos para as Instituições de Saúde?

Implicações na Acreditação para as Instituições de Saúde que buscam este reconhecimento através da ONA.
Implicações com a ANVISA e as Boas Práticas.
Implicações legais (processos) pela incidência de diagnósticos errados em função dos equipamentos eletromédicos descalibrados.

A Sigeral oferece os serviços de calibração, atendendo as normas da ANVISA e INMETRO que asseguram as condições originais de funcionamento dos equipamentos eletromédicos, garantindo o seu desempenho e segurança para os pacientes.